Áreas de Investigação
Estado, Sociedade Internacional, Ação Humana
Coordenador: Rui Albuquerque
Contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direito, Ciência Política, Relações Internacionais e Economia Política pertencem à mesma ramificação da ciência que tem por finalidade comum o estudo do Homem, enquanto ser socialmente enquadrado por normas, regras, procedimentos e padrões de comportamento. Se, historicamente, a Filosofia Política e o Direito conviveram de forma íntima e por tempo prolongado, a Economia, como Economia Política clássica que estuda a ação humana, e as Relações Internacionais, vistas como a análise da Sociedade Internacional e do comportamento dos seus sujeitos, só muito recentemente se tornaram autónomas dessas outras duas áreas do saber. Hoje, ainda, são comuns, ou afins, muitas das a que se dedicam, sendo frequentes, necessárias e úteis as sobreposições temáticas, não obstante a inequívoca pluridisciplinaridade e especificidade ontológica e metodológica de cada uma dessas ciências.
A linha de investigação em Estado, Sociedade Internacional, Ação Humana enquadra-se nesses domínios do conhecimento, perspetivando-os numa ótica humanista, considerando o Direito, a Ciência Política, as Relações Internacionais e a Economia como resultados da ação humana cooperativa, que, aliás, os pressupõe. Por conseguinte, será nos domínios da cidade, da ordem internacional e do mercado lato sensu considerado (local, regional, ou global) que se realizarão os trabalhos dos investigadores desta linha do CEAD. Nessa perspetiva, os temas a aprofundar poderão percorrer, desenvolver e interligar a Teoria do Estado, a História das Ideias Políticas, a Sociedade e o Direito Internacional, a Teoria e História Política, o Direito Político e Constitucional, a Economia Política, as Organizações Internacionais, a União Europeia, o Constitucionalismo Transnacional, a Diplomacia, os novos conceitos de Estado e Soberania, a Globalização, a Cidadania Europeia e os novos direitos fundamentais que lhe são conexos, as mudanças na Ordem Internacional, entre outras temáticas que, a todo o instante, poderão ser aportadas pelos investigadores do CEAD nelas interessados.
Investigadores:
António Gameiro; António Tavares; Dilson Bernardo; Domingos Sousa; Fábio Veiga; Filipe Grilo; Frederico Faria; Henrique Varajidás; João Tavares; Lígia Carvalho Abreu; Luísa Bárrios; Manuel Serens; Maria do Rosário Anjos; Maria Inês Gameiro; Maria João Melo; Mário Nuno Neves; Maria Odete Oliveira; Mélanie M. Tiago; Nuno Miguel Magalhães; Paulo Duarte; Paulo Vicente; Pedro Cruz Silva; Rui Albuquerque; Rui Costa; Teresa Soares; Vasco Becker-Weinberg.
Resultados de Investigação:
- Portugal and the Lusophone World - https://link.springer.com/book/10.1007/978-981-99-0455-6?page=2#toc
- Revista ULP Law Review - número especial 2022 - https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rfdulp/issue/view/811