Centro de Estudos Avançados em Direito Francisco Suárez
Apresentação
O Centro de Estudos Avançados em Direito Francisco Suárez, abreviadamente CEAD Francisco Suárez ou CEAD, foi constituído em 8 de Junho de 2020, ao abrigo do Decreto Lei n.º 62/2007, de 10 de Setembro, e do Decreto-Lei n.º 63/2019, de 16 de Maio, nos termos da Ordem de Serviço n.º 47/2020, a qual aprovou os seus Estatutos.
O CEAD Francisco Suárez é uma unidade orgânica de investigação em Direito, comum à Faculdade de Direito da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, à Faculdade de Direito e Ciência Política da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto e ao Departamento de Direito e Ciências Sociais do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. O CEAD tem a sua sede no campus do Centro Universitário de Lisboa e dois núcleos, um, no Centro Universitário do Porto e outro no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT).
A partir de uma ideia agregadora de o Direito como Multiversum são objetivos últimos a organização, a promoção e coordenação de investigação científica na área das ciências jurídicas e ciências afins. O centro pretende difundir o conhecimento na área das ciências jurídicas e ciências afins, através de publicações, encontros científicos e outros meios adequados dotadas de independência, espírito critico, mas nunca descurando do rigor científico nem da credibilidade do seu trabalho.
Através de parcerias e intercâmbio científicos com outras instituições e investigadores, nacionais e estrangeiros pretende-se criar uma rede de extensão científica e cultural de forma a prestar serviços à comunidade. Assume-se assim, a responsabilidade da construção da ciência enquanto património, contribuindo para o progresso desse conhecimento ao serviço da comunidade.
O CEAD Francisco Suárez conta com um vasto corpo de Investigação, nomeadamente, 19 Investigadores Integrados, 70 Investigadores Associados e 5 Investigadores Visitantes das áreas jurídicas e afins dos variados núcleos. O centro pretende expandir e procura por quem venha integrar e dinamizar grupos, áreas e projectos de investigação.
Algumas das publicações do CEAD Francisco Suárez poderão ser encontradas: