Investigadores Associados
Paulo de Brito
Paulo de Brito é Doutor em Direito e Professor Associado da Faculdade de Direito e Ciência Política da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.
De Dezembro de 2014 a Julho de 2018 foi Diretor do 1.º Ciclo de Estudos em Direito da Universidade Lusófona do Porto. Leciona nos 1.º e 2.º ciclos de estudos nas áreas de Direito Internacional, Público e Privado, e RAL (Resolução Alternativa de Litígios), tendo obtido em 2015 o Diploma em Arbitragem Comercial Internacional pelo CIArb (Chartered Institute of Arbitrators).
Concluiu as licenciaturas em Direito na Universidade Católica Portuguesa, Administração e Gestão na Helsinki School of Economics e o Mestrado em Relações Internacionais em data anterior à Declaração de Bolonha de 1999. Para além de doutor em Direito (especialização Direito Internacional) pela Universidade de Bristol, Reino Unido, possui um pós-doutoramento em Direito Público pela Universidade Santiago de Compostela (Junho de 2020). Desde Fevereiro de 2018 que é juiz árbitro no CIMPAS (Centro de Informação, Mediação, Provedoria e Arbitragem de Seguros) e Observador na CEPEJ (Commission Européenne pour l’éfficacité de la justice) do Conselho da Europa a partir de Novembro de 2018.
Antes de ter ingressado na vida académica a tempo integral (durante quatro anos já havia lecionado Legislação da Comunicação Social na Escola Superior de Jornalismo do Porto) foi Juiz fundador e coordenador dos Julgados de Paz de Gaia (2002) e Porto (2004) e técnico superior de 1.ª classe da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais do Ministério da Justiça (desde 1993).