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Concluídos

Digital Influencers

Apresentação

O projeto Digital Influencers é um projeto que envolve analisar as práticas dos influenciadores digitais portugueses, em matéria de publicidade, à luz da legislação portuguesa e das boas práticas em vigor, de forma a apresentar conclusões sobre os respectivos níveis de conformidade.

Digital Influencers é promovido e realizado pelas seguintes entidades:

  • ARP – Auto Regulação Publicitária.
  • CEAD – Centro de Estudos Avançados em Direito Francisco Suárez da Universidade Lusófona.
  • DEUS (Data Science, Engineering, User Experience Design, Strategy), parceiro tecnológico aprovado pela EASA - European Advertising Standards Alliance (Organização europeia a que pertencemos).
Base do estudo:

Foram utilizados 1.000 influenciadores digitais com mais interacções diárias (gostos + comentários recebidos nas publicações) em Portugal, durante o ano de 2021. Além disso, foram ainda utilizadas 277 marcas, aquelas que são regularmente referenciadas nas contas de Instagram de maior dimensão e visibilidade em Portugal. Foram consideradas apenas contas públicas de Instagram, com mais de 2.500 seguidores. 

Objetivos últimos do estudo: 

O presente estudo apresenta uma finalidade pedagógica. Se forem apurados bons níveis de conformidade, serão evidenciadas e maximizadas as boas práticas da Indústria. Caso contrário, se forem registados baixos níveis de conformidade, as conclusões do estudo ajudarão os influenciadores digitais e as empresas anunciantes a melhorar as respectivas práticas.

As conclusões alcançadas serão tomadas em conta na redação do Guia de Marketing de Influência (Guia 3 I's - Influenciar os Ingfuenciadores que são Influenciados, a aprovar pela ARP - Auto Regulação Publicitária) e na atualização do Código de Conduta da ARP.