O Police Stops (POLSTOPS) associa-se a uma prática mundial realizada pela polícia que permite que a autoridade pare uma pessoa, impeça que ela continue o seu caminho (Bowling & Philips, 2007; Bowling & Weber, 2011) e, se necessário for, proceder com uma revista. Podem-se distinguir dois tipos de abordagens: a abordagem reativa e a abordagem proativa. Em vários países europeus, o S&R tem sido uma fonte de considerável debate.
Diz-se que estas práticas atingem principalmente certos grupos populacionais e, mais especificamente, grupos de minorias étnicas e jovens (Delsol & Shiner, 2006; Sollund, 2006). Consequentemente, o S&R é uma prática bastante controversa, que pode causar um efeito negativo no público e afetar a legitimidade da polícia (Bowling & Phillips, 2007; van der Leun et al., 2014; Quinton, 2013). Apesar dos intensos debates que existem em torno na Europa, nenhuma pesquisa científica entre países foi ainda realizada. Portanto, o principal objetivo desta Cost Action é trocar e aprofundar o conhecimento e compreensão sobre este tipo de intervenções policiais na Europa.
Participou nesta Ação Cost a Investigadora Integrada do CEAD Francisco Suárez, a Senhora Prof.ª Doutora Maria Rosário Anjos.
Mais informações em: https://www.cost.eu/actions/CA17102/#tabs+Name:Description e https://polstops.eu/our-network/working-groups/working-group-2/.