
Edília Mendes Rodrigues
Edília Mendes Rodrigues licenciou-se na Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona de Lisboa em 2010. É Mestre em Psicologia Forense e da Exclusão Social.
Em 2012, para a conclusão do mestrado, realizou o estágio curricular na Junta de Freguesia Santos-o-Velho, onde desenvolveu o projeto “Sombras do Presente” junto da comunidade da terceira idade na freguesia em apreço. Apresentou a dissertação, também do âmbito de mestrado, intitulada “Estilos Parentais e Agressividade Juvenil: um olhar jus psicológico sobre a realidade dos bairros 6 de maio, casal da mira e cova da moura” sob a orientação da Professora Dra. Purificação Horta.
Exerceu vários trabalhos voluntariados, em Portugal (Associação Moinho da Juventude no projeto “Vida”) e Inglaterra (Câmara municipal de Rochdale nos projetos “Parent champion-parent peer-to-peer support; Talk english project; Domestic violence research”). É certificada internacional em Coaching de desempenho e desenvolvimento pessoal, pela ICC (International Coaching Community)
É doutoranda em Psicologia Forense pela Universidade de Múrcia, investigando o tema: “Severidade Punitiva no Crime de Violência Doméstica: a resposta da justiça criminal em Cabo Verde”. Está a trabalhar nos seguintes artigos: “Un-domesticating” Violence Against Women: The reason for studying severity of punishment e Criminal Justice, Punitiveness and Sentence Severity. The gender entrapment of abuse against women: The case of Cape Verde.
É membro da Sociedade Britânica de Psicologia (BPS) em Inglaterra, desde 2015, onde reside. Exerce a atividade profissional no hospital psiquiátrico – low and medium security –, onde trabalha com adolescentes e jovens com problemas psicológicos (autismo; psicose; perturbação de atenção e hiperatividade; perturbação alimentar, depressão, etc…) com foco na intervenção comunitária. Trabalha também na unidade forense, no mesmo hospital, – child adolescent mental health services, forensic setting – com adolescentes infratores – tráfico de drogas, homicídio, assaltos à mão armada etc –, com foco na prevenção e reabilitação.