• Português
  • English

Cláudio R. Flores

Cláudio R. Flores é Doutor em Direito, Docente da F.D.C.P. da Universidade Lusófona do Porto (T.G. do Direito Civil; Direito Comercial) onde também exerce funções como subdiretor da revista ULP Law Review e como membro do Conselho Científico.

Recentemente: participou como Investigador Principal num projeto de investigação submetido à F. C. T. na área do Direito da Inteligência Artificial (A.I. legal challenges: Impact in the fields of Equality, Privacy, Competition, Corporate Sustainability and Health, 2020); apresentou, em coautoria, uma contribuição científica no âmbito de processo pré-legislativo em curso na União Europeia (White Paper on Artificial Intelligence, 2020); colaborou como autor na obra coletiva “Covid-19 e o Direito” (Ed. Univ. Lusófonas, 2020) e cooperou na organização do Ciclo de conferências “Inteligência Artificial, Robótica e Direito” (U.L.P., 2019).

No percurso que conduziu à obtenção do seu Doutoramento (2017) pela Universidade de Salamanca em Espanha (USAL), participou (por quatro anos consecutivos) num  projeto internacional de cooperação interuniversitária com a Universidade de S. Paulo no Brasil (USAL-USP, 2012-16) na área do Corporate Governance; foi investigador e Bolseiro de Doutoramento no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, na Alemanha (2009, 2011) e foi distinguido com a (única) menção de honra do “Prémio Jacques Delors 2018” (Centro de Informação Europeia Jacques Delors – Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, 2019).

Entre as suas áreas de especialização e interesse atual, encontram-se o Direito Civil, o Direito Comercial, o Corporate Governance e a regulação internacional da Inteligência Artificial.